Como publicar um documento no Boletim Eletrônico?

Existem documentos oficiais que não precisam ser publicizados, enquanto outros precisam ser publicizados em Diários Oficiais, Boletins Institucionais ou mesmo em jornais de grande circulação.

No SEI, somente documentos internos, ou seja, editados e assinados no editor do SEI, podem ser publicizados no Boletim. Documentos externos não podem ser publicizados.

No caso de documentos que precisem ser publicizados no Boletim de Serviço Eletrônico (Publicações Eletrônicas do SEI-UFSCar), deve-se fazer o seguinte:

  1. Verificar se o documento está apto à publicação no Boletim:
    1. clicar sobre o nome do documento que se deseja publicar
    2. verificar no conjunto dos ícones se aparece "Agendar publicação" sei-agendar-publicacao.gif
      publicacao-documento-oficial-icone.jpg
    3. Caso o ícone "Agendar publicação" não esteja disponível, significa que o tipo de documento não pode ser publicado no Boletim, de modo que para habilitar esta opção, é necessário solicitar à DePDG-TIC por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar. Para mais informações sobre a publicidade de documentos, leia o artigo "O que é uma minuta e como usar no SEI?*"
    4. Caso o ícone "Agendar publicação" esteja disponível, verificar se a publicação foi efetivada na Imprensa Nacional, em um Diário Oficial ou equivalente
  2. Verificar se o documento foi publicado na Imprensa Nacional
    1. Normalmente, a publicação em um diário oficial é um documento externo incluído no processo, nomeado como "Adm: Publicação DOU"
      publicacao-dou.jpg
    2. Havendo a publicação no Diário Oficial, anote em um postite as informações de publicação para incluir no Boletim:
      1. Veículo: nome do diário oficial onde o documento foi publicado
      2. Seção: a seção do diário oficial onde o documento foi publicado
      3. Página: o número da página do diário oficial onde o documento foi publicado 
      4. Data: dia, mês e ano em que o documento foi publicado
        publicacao-boletim-imprensa-nacional.jpg
    3. Após anotadas as informações de publicação na Imprensa Nacional, você pode prosseguir com a publicação no Boletim
  3. Publicar no Boletim
    1. Para agendar a publicação, basta clicar sobre o documento desejado e, a seguir, clicar no ícone "Agendar Publicação"
    2. Normalmente, os dados de publicação no Boletim, tais como documento, assinante, tipo, motivo etc. já estarão preenchidos, sendo necessário apenas incluir o Resumo e os dados de publicação na Imprensa Nacional
    3. Atualizar o Resumo com uma descrição detalhada do documento que seja informativa para qualquer pessoa na internet; evite usar termos e frases que sejam muito técnicas ou específicas, pois pode dificultar o entendimento de pessoas leigas que precisem do documento
      boletim-resumo.jpg
    4. Preencher as informações sobre a publicação na Imprensa Nacional, já anotadas anteriormente no postite
      boletim-dados-imprensa-nacional.jpg
    5. Caso o veículo de publicação não esteja disponível na lista, antes de publicar, você deve solicitar a inclusão à DePDG-TIC por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar.
    6. Para ter certeza que o documento foi realmente publicado, você notará um ícone P ao lado do documento na árvore
      boletim-icone-publicacao.jpg
    7. Para ver o documento publicado e copiar seu link, entrar no Boletim e pesquisar pela sua unidade e pelo tipo de documento na data de hoje ou na data em que foi publicado
      boletim-documento-publicado.jpg
    8. Clicar com o botão direito sobre o número do protocolo para abrir o documento e para copiar o link da publicação
      boletim-copiar-link-abrir.jpg

O documento publicado no Boletim fica disponível para qualquer pessoa na internet.