Qual software utilizo para fazer a digitalização de processos e documentos?

Existem vários softwares para digitalização e edição de PDFs e imagens, os quais apresentamos a seguir.

Software Desktop para Digitalização e Edição de PDFs

Para digitalização e edição de PDFs e imagens no computador desktop, sugerimos os seguintes:

  1. NAPS2, que é um software livre que permite a digitalização e edição de imagens e de PDFs. Para digitalizar com o NAPS2, elaboramos este manual.

  2. o próprio software que acompanha o scanner, que pode ser de várias marcas e modelos. Na UFSCar, por exemplo, há scanners da Samsung, da Kodak, entre outros. Para obter o software de digitalização, localize a marca e o modelo do seu scanner e procure na internet usando estes termos: "[marca] [modelo] software download". Procure baixar o software diretamente do site da marca, para evitar baixar arquivos contaminados com vírus.

 

Aplicativo para Celular para Digitalização e Edição de PDFs

Para edição de imagens e PDFs no celular, sugerimos o CamScanner que tem uma versão gratuita, porém fica uma marca d'água da CamScanner no rodapé de cada página, a qual só pode ser retirada se usada a versão paga. 

Para digitalizar com o Camscanner, sugerimos este manual.

 

Software On-line para Edição de PDFs

Existem diversos softwares on-line que possibilitam a edição de PDFs, mas só servem para pouca quantidade de documentos e estes já devem estar digitalizados. Além disso, a maioria destes softwares limita a quantidade de edições, dificultando trabalhar com muitas edições sequencialmente.

Para localizar um software on-line, basta localizar na busca por "editor pdf online" que serão apresentadas várias opções.