Orientações após o Credenciamento de Unidade

Para o credenciamento de uma unidade no SEI, são realizadas uma série de ações pelo DePDG-TIC. A seguir, são apresentadas essas ações, assim como as orientações para a unidade conferir os dados e solicitar as alterações necessárias no credenciamento da unidade e cadastro de usuários.

Dados da Unidade

  1. Os dados da unidade são identificados a partir do Sistema SAGUI, refletindo a atualização no SEI, conforme informado por V.Sas. no termo de credenciamento;
  2. O endereço da unidade é cadastrado no respectivo campus de atuação;
  3. O e-mail da unidade é incluído no cadastro da unidade no SEI e na lista de e-mail's das Unidades SEI.

Caso a unidade queira solicitar alterações nos dados da unidade, favor enviar ofício dentro do processo de credenciamento, via SEI, para a unidade DePDG-TIC.

Cargos para Assinatura

  1. Os cargos para assinatura são adicionados para uso pelos membros no momento da assinatura, de acordo com as características da unidade e com as possilidades legais, evitando-se problemas jurídicos com desvio de função;
  2. A lista dos cargos cadastrados na unidade pode ser conferida na tela de assinatura de documentos, no campo "Cargo ou Função" ao abrir a lista;
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Para solicitar a inclusão de novos cargos, siga o procedimento do artigo Inclusão e Atualização de Cargos no SEI.

Cadastro de Servidores

  1. Os servidores indicados no termo de credenciamento são vinculados à unidade com o perfil "Básico";
  2. A lista de servidores cadastrados na unidade pode ser conferida na função "Atribuir Processo" a um membro da unidade, ao abrir a lista;
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A inclusão de servidores lotados na unidade, via SIAPE, é feita automaticamente pela integração do SAGUI com o SEI, não sendo necessário solicitar, mas sim aguardar 5 dias úteis para que se propaguem as atualizações.

Para inclusão de servidores que já estão lotados em outras unidades, sendo esta sua segunda unidade de exercício deve ser solicitada por meio da SAMU.

Cadastro de Colaboradores

  1. Os membros terceirizados indicados no termo de credenciamento são vinculados à unidade no perfil "Colaborador (sem assinatura)", isto é, estes usuários poderão executar ações de rotina no SEI-UFSCar dentro da unidade, exceto assinar documentos, o que é exclusividade dos servidores da UFSCar; entre esses membros estão:
    1. estagiários;
    2. autônomos contratados por CLT;
    3. servidores aposentados;
    4. servidores de outras instituições públicas em serviço na UFSCar;
    5. professor(a) colaborador(a);
    6. professor(a) visitante;
    7. professor(a) voluntário(a).
  2. A lista de colaboradores cadastrados na unidade também pode ser conferida na função "Atribuir Processo" a um membro da unidade, ao abrir a lista;
    lista-servidores-cadastrados-unidade.jpg

Para inclusão de colaboradores terceirizados, primeiro deve ser solicitado o cadastro seguindo o fluxo TIC: Cadastro de Colaborador, e depois solicitar o cadastro no SEI, por meio da SAMU.

Cadastro de Discentes

  1. Os membros discentes não são vinculados à unidade, uma vez que eles não podem ser cadastrados como usuários internos do SEI, devido ao sistema ter inúmeras funções administrativas não permitidas a discentes;
  2. No entanto, os discentes podem ser cadastrados como usuários externos, o que possibilita a estes a assinatura de documentos do Conselho/Comissão do qual fazem parte;

Para cadastrar os discentes como usuários externos, basta seguir o procedimento constante neste artigo do Portal SEI: https://www.portalsei.ufscar.br/duvidas-frequentes/acesso-externo/solicitacao-de-usuario-externo-a-unidade-superior.

Para quaisquer dúvidas, sugestões ou esclarecimentos sobre o credenciamento de unidades, favor abrir chamado na Central de Serviços, na categoria SEI, subcategoria Credenciamento de Unidades.