Recebimento de Processos de Órgãos Externos via Tramita

O que é Recebimento de Processos de Órgãos Externos via Tramita?

O recebimento de processos de órgãos externos é quando uma Unidade UFSCar recebe um processo administrativo ou acadêmico de uma Unidade de um outro Órgão Governamental, ou seja, um Órgão Externo, por meio do sistema Tramita no SEI-UFSCar.

Esse recebimento só pode ser feito por unidades UFSCar que tenham feito a adesão ao Tramita no SEI junto ao DePDG-TIC.

Ou seja, quando uma Unidade de um Órgão Externo envia um processo para uma Unidade UFSCar, ela só pode receber processos, caso ela esteja mapeada para envio e recebimento de processos. Do contrário, o processo será recebido com recusa (Status 9 - Recusado pelo destinatário).

O fato de todas as unidades de um órgão aparecerem na lista de envio de um processo via Tramita não é garantia de que a unidade está cadastrada, nem de que vai receber o processo.

Uma Unidade Interna só pode receber processos de Órgãos Externos a partir do momento em que ela realiza a Solicitação de Adesão ao Tramita no SEI-UFSCar.
Caso um Órgão Externo receba um aviso de recusa ao enviar um processo para uma Unidade UFSCar não cadastrada, deverá seguir os procedimentos do artigo Tramita - Status 9 - Recusado pelo destinatário para Unidades UFSCar.

Como Saber se Recebi um Processo de outro Órgão?

Para saber se recebeu um processo de um Órgão Externo:

  1. Certifique-se de que sua Unidade já realizou a adesão ao Tramita; se não fez a adesão, não receberá nenhum processo de outro Órgão via Tramita;
  2. Após a adesão da sua Unidade ao Tramita, os processos recebidos de outros órgãos chegarão na tela de Controle de Processos, como qualquer outro processo interno;
  3. O que diferencia um processo tramitado internamente (de uma Unidade do seu Órgão para a sua) de um processo tramitado externamente (de uma Unidade de outro Órgão para a sua) é o ícone do Tramita, que aparece ao lado do processo na lista da página de Controle de Processos;
    Recebimento de Processos de Órgãos Externos via Tramita.png
  4. Ao receber o processo, faça as mesmas tratativas que são feitas para um processo interno e, se necessário, envie o processo de volta ao Órgão Externo via Tramita.