Erro no Envio ou Recebimento de Processos no Tramita

O que são Erros no Envio ou Recebimento de Processos?

No Tramita, os erros no envio ou recebimento de processos podem ser dos seguintes tipos:

  1. Erro por recusa de recebimento pelo órgão destinatário;
  2. Erro nos sistemas envolvidos no trâmite, que são o Tramita e o SEI.

Vamos ver em detalhes esses tipos de erros e como resolvê-los.

O que é a Recusa de um Trâmite?

A recusa de um trâmite no Tramita é quando o processo não chega ao Órgão Destinatário por alguma falha no envio ou no recebimento.
A notificação da recusa de trâmite aparece nos dois sistemas:

  1. No Painel de Controle do Portal de Administração PEN;
    Erro no Envio ou Recebimento de Processos.png

  2. No SEI do Órgão Remetente, no Status do Andamento do próprio processo.
    Tramita - Status Um tramite para este processo foi recusado.png

Quais situações podem resultar na recusa de um trâmite?

Há inúmeras situações que podem levar à recusa no recebimento de um processo, sendo a maioria delas relacionada a restrições do sistema SEI ou do sistema Tramita. ]

As situações mais comuns de recusa no recebimento são as seguintes:

  1. O processo contém um tipo de documento não mapeado para recebimento no Órgão de Destino;
  2. O processo contém um documento com formato de arquivo não permitido no Órgão de Destino;
  3. O processo contém um documento com tamanho superior ao permitido no Órgão de Destino.
  4. O processo é de um tipo não permitido no Órgão de Destino.

Como resolver uma situação de recusa de trâmite

Para solucionar o problema da recusa no trâmite, faça o seguinte:

  1. entre no SEI, no processo enviado que foi recusado pelo Órgão Destinatário;
  2. você verá o ícone amarelo em forma de triângulo com uma exclamação; ao clicar, verá a mensagem "Um trâmite para esse processo foi recusado";
    Tramita - Status Um tramite para este processo foi recusado-2.png
  3. entre em Consultar Andamento (1) e leia a Descrição que fala sobre a recusa (2).
    Tramita - Status Um tramite para este processo foi recusado-3.png
  4. providencie uma solução, conforme o caso.

Erro no Envio por Tipo de Documento

Caso algum documento dentro do processo seja de um tipo de documento não mapeado no Tramita, não será possível o envio do processo, resultando em falha no envio.

Manual Tramita-21.png

É importante que a unidade que administra o SEI no seu órgão, no caso o DePDG-TIC, tenha mapeado todos os tipos de documentos no Tramita e tenha definido um tipo de documento padrão para os tipos casos não mapeados.

Por exemplo o tipo de documento ACE foi mapeado como tipo "Formulário", para que possa ser enviado.

Manual Tramita-22.png

Assim, quando o processo for enviado, ele aparecerá como tipo "Formulário" no órgão recebedor.
Manual Tramita-23.png

Caso ocorra esse tipo de erro, abra um chamado na Central de Serviços, na categoria SEI, subcategoria Tramita, informando:

  1. o número do processo,
  2. o(s) tipo(s) de documento(s) que apresentaram erro,
  3. o erro apresentado no andamento e
  4. os prints de telas que auxiliem na análise do problema.

Erro de Formato de Arquivo Não Permitido

Caso o formato de arquivo do documento não seja permitido pelo outro órgão, converta o arquivo para um formato aceito, utilizando ferramentas online de conversão.

Para converter documentos, pesquise na busca do navegador algo como "converter formato ### para ###" e escolha uma ferramenta de conversão.

Erro no Tamanho do Documento

Caso o tamanho do documento enviado tenha excedido o tamanho permitido pelo outro órgão, vocÊ pode:

  1. compactar o arquivo, usando uma solução de compactação adequada ao tipo de arquivo
  2. compactar o arquivo, usando ferramentas de compactação, tais como zip ou rar.
  3. dividir o documento em partes e envie todas as partes no processo. 

Erro de Tipo de Processo

Caso algum processo enviado via Tramita seja de um tipo de processo não mapeado no Tramita, não será possível o envio do mesmo, resultando em falha no envio.

Manual Tramita-29.png

É importante que a unidade que administra o SEI no seu órgão, no caso o DePDG-TIC, tenha mapeado todos os tipos de processos no Tramita e tenha definido um tipo de processo padrão para os tipos casos não mapeados.

A Unidade UFSCar também deve solicitar na adesão ao Tramita o mapeamento dos tipos de processos que envia com frequência a Órgãos Externos, para que os mesmos sejam mapeados corretamente.

Caso ocorra esse tipo de erro, abra um chamado na Central de Serviços, na categoria SEI, subcategoria Tramita, informando o número do processo, o tipo de processo que apresentou erro, o erro apresentado no andamento e os prints de telas que auxiliem na análise do problema.

Como informar um erro no Tramita

Em caso de erros de sistema, não é possível ao Órgão Remetente solucionar esses problemas, devendo entrar em contato com a unidade que administra o Tramita no seu órgão, a qual entrará em contato, se necessário, com a equipe do PEN que faz a gestão do Tramita.

Assim, caso ocorra algum tipo de erro no envio ou recebimento de processos que não seja uma recusa no recebimento pelo destinatário, abra um chamado na Central de Serviços, na categoria SEI, subcategoria Tramita, informando o número do processo, o(s) tipo(s) de documento(s) que apresentaram erro, o erro apresentado no andamento e os prints de telas que auxiliem na análise do problema.