Como anexar um processo a outro processo no SEI?

A anexação de processos no SEI é útil quando você precisa reunir dois processos em um único, pois, por alguma razão, foram criados processos separados para um mesmo assunto. Por exemplo, supondo que você criou um processo no SEI para solicitar um reforço de empenho de um contrato, cujo processo se encontrava em papel, mas agora este foi digitalizado e também se encontra no SEI.

Então, você percebe que o processo novo que você criou deveria ser incorporado ao processo antigo do contrato. Nesse caso, você deve fazer a anexação do processo novo ao processo antigo, pois o que deve valer realmente é o antigo. Poderia também ser o contrário, claro! Mas, em geral, o processo mais antigo pode ser considerado como o original, onde foi inserida a documentação inicial

Um outro exemplo pode ser o de uma documentação de um aluno que deveria estar junto a um processo de recurso do aluno, mas foi enviada em um processo separado. Então, você deve considerar o processo do recurso como o principal e anexar a este o processo que contém a documentação.

IMPORTANTE
* Após a anexação de um processo a outro, não será possível inserir documentos, nem movimentar separadamente o processo anexado.
* Não será possível anexar um processo, caso ele esteja aberto em alguma outra unidade.
* Para anexar um processo a outro, é necessário saber o número a ser anexado
* Somente a unidade responsável pela anexação de um processo é que poderá realizar a sua desanexação, o que pode ser solicitado por meio de ofício no próprio processo.

Para anexar um processo a outro, é necessário saber o número a ser anexado. Nesse caso, você deve selecionar o processo que será o principal para inserir o processo a ser anexado, mas antes - não se esqueça! - você precisa saber o número do processo que será anexado:

1. Entrar no processo a ser anexado, que vamos chamar de processo filho
  2. Verificar se o processo está aberto em outra unidade. Se sim, será necessário solicitar à(s) outra(s) unidade(s) que encerre(m) o processo para que se possa anexá-lo.
  3. Copiar o número do processo filho
  4. Entrar no processo que vai ser o principal, ao qual o filho vai ser anexado, que vamos chamar de processo pai
  5. Estando no processo pai, clicar no ícone "Anexar Processo"Anexar Processo
  6. A seguir, colar o número do processo filho no campo "Processo"
    anexacao-processos-clicar-icone.jpg

7. Clicar em "Pesquisar" (1) para o SEI fazer a busca do processo e indicar o tipo e a seguir, clicar em "Anexar" (2):
    anexacao-processos-clicar-pesquisar-anexar.jpg

8. A seguir, você verá uma mensagem do sistema informando sobre a impossibilidade de incluir ou alterar documentos no processo filho após a anexação. Clicar OK para confirmar.
    anexacao-processos-mensagem-sistema.jpg

9. Após a confirmação, você verá o processo filho na árvore do processo pai.
  10. Caso tenha havido um engano  na anexação, você pode desanexar o processo clicando no ícone ""Desanexar processo"" Desanexar Processo logo após a anexação
    anexacao-processos-desanexar.jpg

11. Você também pode desanexar posteriormente, clicando no ícone "Desanexar processo" Desanexar Processo, ao clicar no número do processo filho na árvore.
  12. Vale ressaltar que, somente a unidade responsável pela anexação de um processo é que poderá realizar a sua desanexação. Caso necessite, será necessário enviar um ofício a unidade responsável solicitando a desanexação do processo, informando no documento o(s) motivo(s) para tal pedido.