Como foi a Implantação do SEI na UFSCar?

A implantação do SEI na UFSCar iniciou-se com a pubicação da Portaria GR nº 481, 20/nov/2017, que institui o uso do Sistema Eletrônico de Informações na UFSCar, para o processo administrativo em meio eletrônico.

A Pró-Reitoria de Administração (ProAd) foi definida como Unidade Gestora do SEI, ficando responsável pela implantação do sistema, juntamente com a Secretaria de Informática (SIn), que se deu a partir de 2018.

A implantação iniciou-se como um protótipo nas unidades da ProAd, SIn e da Reitoria, de modo a se compreender a forma de organização e administração do SEI, para melhor replicação do sistema às outras unidades da Universidade.

A partir de janeiro de 2019, a equipe do DePDG-TIC iniciou o processo de divulgação e treinamentos no uso do SEI para todas as unidades UFSCar.

Muitos tipos de processos e documentos vêm sendo definidos e implantados no SEI-UFSCar permitindo a otimização das rotinas de todos. 

Até o momento, já foram ministrados mais de 50 treinamentos aos servidores e colaboradores das unidades UFSCar.

O credenciamento das unidades e servidores no SEI vem sendo realizado no período de junho a setembro de 2019, havendo mais de 200 unidades credenciadas até o momento.

A partir de 01 de outubro, encerra-se o uso do Sistema Trâmite, que é o sistema de cadastro para tramitação de processos e documentos que vinha sendo utilizado até o momento na UFSCar. Desse modo, somente os processos e documentos previamente cadastrados nesse sistema poderão ter continuidade ali. Para novos processos e documentos, o SEI deverá ser utilizado.

Como perspectiva, espera-se até 2020 a inclusão da maioria dos tipos de processos e modelos de documentos utilizados na UFSCar para otimização dos recursos e melhoria das atividades de todos os membros da UFSCar!