Não consigo assinar o documento no bloco de assinatura. O que fazer?

Há algumas razões para que você não consiga assinar um documento no bloco de assinatura:

  1. O documento não foi disponibilizado com o bloco: para que um membro de outra unidade possa assinar um documento em um bloco de assinatura, é necessário que a unidade solicitante inclua o documento no bloco e disponibilize o bloco para a sua unidade. Assim, verifique se o documento está mesmo no bloco; se não, peça para a outra unidade que criou o documento inserir o documento no bloco e disponibilizar para a sua unidade.
  2. O bloco não foi disponibilizado para sua unidade: você entrou na lista de blocos, mas não consegue ver o bloco com número indicado pela unidade solicitante e mesmo assim os membros dela dizem que já colocaram o documento no bloco. Nesse caso, a unidade solicitante precisa disponibilizar o bloco para a sua unidade.
  3. Você está tentando assinar um documento externo no bloco: o bloco de assinatura só aparece no conjunto de ícones das ações de documentos internos, ou seja, quando clicamos em um documento interno assinado ou não. Você, e/ou qualquer outra pessoa da sua unidade com perfil Básico, pode assinar documentos internos antes de enviá-lo em um bloco de assinatura. No entanto, o bloco de assinatura não aparece no conjunto de ícones das ações para os documentos externos, pois não é possível assinar documentos externos no SEI, apenas autenticá-los.
  4. O seu perfil de usuário não permite a assinatura de documentos no SEI: o perfil básico, que é atribuído aos servidores é o que permite a assinatura em documentos no SEI; usuários com perfil "colaborador", em geral terceirizados e estagiários, não podem assinar no SEI; nesse caso, o usuário deve ser cadastrado como usuário externo e ser dado o acesso ao documento para assiná-lo ou assinar de forma manuscrita.