Vistas à processo SEI por externos em modo presencial

Solução temporária para acesso por pessoas externas a Processo SEI, utilizando usuário externo do próprio servidor.

 Até o momento, não foi liberada a criação de usuários externos ao SEI-UFSCar. Enquanto essa situação permanece, oferecemos soluções alternativas para que pessoas externas tenham vistas a processos SEI presencialmente, caso o processo não possa ser enviado em PDF por ser muito grande ou por ser restrito ou sigiloso.

Caso você, como servidor público com acesso ao SEI, precise dar vistas a um processo SEI para uma pessoa externa que venha presencialmente à sua unidade, até que seja liberada a criação de usuários externos para pessoas externas, você poderá criar um usuário externo para você mesmo e utilizar este seu usuário externo para dar acesso à pessoa externa em um computador da sua unidade.

  1. Criar um cadastro de usuário externo neste link: https://sei.ufscar.br/usuarioexterno
  2. Clicar em "Clique aqui se você ainda não está cadastrado"
    usuario-externo-novo-cadastro.jpg
  3. Você receberá um e-mail com instruções para envio de documentos, mas como você é servidor(a) da UFSCar, não precisa enviar tais documentos, apenas solicitar liberação.
  4. Envie por meio do Formulário de Suporte SEI-UFSCar informando que você já se cadastrou e solicitando a liberação do seu usuário externo, para que possamos liberar o seu cadastro.
  5. Após liberação, enviaremos um e-mail informando a respeito.
  6. Com seu login e senha de usuário interno do SEI (número UFSCar), entre no processo que deseja dar vistas para a pessoa externa
  7. No processo, clique no ícone Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo "Gerenciar liberações de acesso externo"
  8. Preencha os campos: 
    1. E-mail da unidade: e-mail da sua unidade
    2. Destinatário: localize o seu nome seguido pelo e-mail que você utilizou para seu próprio usuário externo, p.ex., gisele@gmail.com. Observe que você terá dois usuários, um com número UFSCar e outro com e-mail, sendo que o seu usuário externo é o que aparece com e-mail ao lado.  Selecione o seu usuário externo.
    3. E-mail do Destinatário: será preenchido automaticamente com o e-mail do destinatário
    4. Motivo: insira o texto "Vistas ao processo por [Nome Completo da Pessoa Externa], CPF _____, telefone ______, e-mail _______"
    5. Tipo: selecione a opção "Acompanhamento integral do processo" para que a pessoa possa visualizar todos os documentos do processo. 
    6. Validade (dias): preferencialmente, 1 dia; mas converse com a pessoa para ter ideia de quantas vezes ela virá para ver o processo e anote um número de dias adequado. Não deixe o prazo muito grande!!!
  9. A seguir, você receberá uma mensagem no e-mail indicado informando sobre a liberação do processo.
  10. No computador onde a pessoa externa vai ter vistas ao processo, entre em sua área de usuário externo, neste link: https://sei.ufscar.br/usuarioexterno
  11. Entre com seu login e senha de usuário externo, que é o e-mail e não o número UFSCar. Em nenhuma hipótese passe seu login e senha para a pessoa externa!!!
  12. No menu "Controle de Acessos Externos", você verá o processo para o qual você liberou o acesso.
    usuario-externo-visualizar-processo.jpg
  13. Clique no processo desejado e ensine à pessoa externa como visualizar os documentos do processo.
    usuario-externo-visualizar-processo.jpg