Tenho dúvidas sobre acesso como usuário externo ao SEI de um órgão. Como devo proceder?

Se você é uma pessoa que está tentando acessar o SEI de um órgão, podendo ser, por exemplo:

• representante de uma empresa fornecedora
  • um prestador de serviços
  • um docente que vai participar de uma banca em outra universidade
  • um aluno de outra universidade

Ao pesquisar o SEI na internet, precisa se certificar que está contatando o suporte do SEI do órgão desejado. Pois cada órgão tem o seu próprio SEI e suas próprias regras e procedimentos para funcionamento do sistema e para o acesso ao usuário externo ao sistema

sei-outros-orgaos-proprio-sei.jpg

Logo, se você enviar um e-mail ao nosso suporte solicitando acesso externo ao SEI, mas o acesso que você precisa é em outro órgão, não vai resolver o seu problema. Você precisa contatar o órgão correto para conseguir o acesso que você precisa, pois a maioria dos SEI's não estão conectados uns aos outros nesse momento. Existem iniciativas para essa conexão, mas elas ainda não estão funcionando plenamente.

Explicando: o SEI é um sistema que existe em vários órgãos do poder público federal, estadual e municipal. Logo existem vários SEI's disponíveis na internet.

Quando for procurar o SEI em um buscador como o Google, você deve especificar o nome do órgão que deseja localizar nessa pesquisa: "SEI [nome ou sigla do órgão]"

Por exemplo, se você é o representante de uma empresa que deseja entrar no SEI do Governo de Minas Gerais, você deve pesquisar dessa forma:

"SEI Governo de Minas Gerais" ou ainda "SEI Governo de Minas Gerais acesso externo"

sei-outros-orgaos-busca.jpg

Se você é um docente que deseja participar uma banca ou aluno que vai fazer estágio em outra universidade, você deve pesquisar dessa forma:

"SEI UFBA" ou ainda "SEI UFRJ acesso externo" ou ainda "SEI UFRJ usuario externo

sei-outros-orgaos-busca-acesso-externo.jpg

Com isso, você será remetido ao site da instituição ou órgão que realmente precisa.

Na página do Processo Eletrônico Nacional (PEN), você pode encontrar informações de todos os órgãos que utilizam o SEI atualmente.

sei-outros-orgaos-quem-usa-sei.jpg