Atualização do SEI-UFSCar 4.1.5 em Outubro/2025

O Departamento de Processos Digitais e Governança de TICs (DePDG-TIC) e o Departamento de Operações em Tecnologia da Informação e Comunicação (DeOTIC) da Secretaria Geral de Informática (SIn) informam que no período de sexta 03/10/2025, após as 20h até segunda feira 06/10/2025, pela manhã, o SEI-UFSCar será atualizado para a nova versão 4.1.5, com algumas novidades e melhorias e pequenas  mudanças na sua interface. Para tanto, no período estabelecido (03/10 a partir das 20h até 06/10, pela manhã) o SEI permanecerá indisponível para acesso.

Após a atualização, o acesso ao SEI 4.1.5 será feito pelo mesmo link https://sei.ufscar.br, utilizando-se o mesmo login e senha que vem sendo utilizado na versão atual.

O DeOTIC cuidou da instalação e configuração da nova versão do SEI e o DePDG-TIC realizou os testes das novas versões do SEI, entre a versão 4.0.1 e a 4.1.5, para atualização do SEI-UFSCar atá a versão 4.1.5. Ou seja, não se trata de uma única atualização, mas de várias atualizações sequenciais e algumas delas interdependentes. No total, foram 18 versões, contendo 168 atualizações.

O módulo Tramita já se encontra instalado e configurado, porém, no momento, a adesão ao Tramita está fechada para as Unidades UFSCar, pois encontra-se em fase de testes controlados, para fins de validação do funcionamento do sistema em situações reais, de forma preventiva, para evitar erros, uma vez que o Tramita envolve a tramitação de processos com outros órgãos. Após a conclusão dessa etapa, a adesão será disponibilizada. A informação sobre a abertura da adesão ao Tramita será amplamente divulgada pelo DePDG-TIC em boa hora.

Principais Atualizações

Seguem abaixo as principais atualizações do SEI 4.1.5, de interesse dos usuários internos e externos.

Atualizações SEI 4.1.5 Versão
1 A geração de PDF/ZIP pela árvore do processo agora considera todos os documentos com acesso na unidade. Antes, por exemplo, documentos de outras unidades disponibilizados em bloco de assinatura e que ainda não estavam assinados não eram incluídos. 4.0.9
2 A visualização e alteração de anotações agora exibem o usuário e a data/hora do registro. 4.0.3
3 Adicionada barra de rolagem na tela de novidades do sistema. 4.0.6
4 Adicionada possibilidade de cancelar documentos gerados do tipo E-mail. 4.0.3
5 Adicionada validação para evitar cancelamento de documento com assinatura externa liberada. 4.1.2
6 Adicionadas variáveis de documento valor e valor_extenso para uso com modelos do editor. 4.1.2
7 Adicionado campo “Nome na Árvore” também para documentos internos (editor web, e-mail, formulários, ...). 4.0.5
8 Adicionado menu para cópia de dados da unidade na árvore de processo (ao clicar na sigla da unidade associada com o documento). 4.1
9 Adicionado tratamento na pesquisa nos campos Número e Nome na Árvore para considerar apenas as letras e números informados (evitando a consulta por partículas quando informados caracteres como ponto, hífen, barra, ...). 4.0.10
10 Adicionados novos atalhos no editor CTRL+SHIFT+L (inserir um link para processo ou documento) e CTRL+SHIFT+X (inserir texto padrão). 4.0.11
11 Agora ao acessar uma funcionalidade na árvore de processo os demais botões do protocolo permanecem visíveis. Antes os botões sumiam sendo necessário clicar novamente no processo ou documento para escolher outro botão. 4.1
12 Agora mostra o campo Nome na Árvore na lista de documentos disponível no acesso externo. 4.1.2
13 Agora também é possível excluir retornos programados que já foram cumpridos. 4.0.4
14 Alterada forma de escolha do texto padrão na geração de documento permitindo filtrar por partes do nome. 4.0.6
15 Alterada geração de PDFs para comprimir o conteúdo quando algum elemento não couber na página (antes estava cortando). 4.0.1
16 Alteradas as telas de envio de e-mail, geração de PDF e geração de ZIP com a inclusão de lupa para seleção dos documentos (com filtros por número de protocolo, tipo de documento e unidade geradora). 4.0.8
17 Ao gerar arquivo PDF de documento foi adicionado rodapé nas páginas igual ao da geração de PDF de processo. 4.0.5
18 Corrige erro excluindo documento com cancelamento de liberação para assinatura externa com permissão para inclusão de documentos. 4.1.5
19 Corrige realce do texto digitado nas telas de escolha de tipos de processo e documento no esquema preto alto contraste. 4.0.9
20 Foram adicionadas no Controle de Processos as sinalizações para usuários com acessibilidade ativada: Já acessado, Não recebido e Sigiloso. 4.0.8
21 Melhoria na funcionalidade “Limpar Formatação” de tabelas no editor que agora deixa a tabela centralizada e com bordas finas (item disponível no menu exibido ao clicar com o botão direito sobre a tabela). 4.0.11
22 Melhoria na pesquisa por assinantes, interessados, remetentes e destinatários quando existem múltiplos registros para a mesma pessoa. Nesta situação o sistema passou a agrupar automaticamente todas as ocorrências para efetuar a busca; 4.1.1
23 Melhoria na pesquisa por assinantes, interessados, remetentes e destinatários quando existem múltiplos registros para a mesma pessoa. Nesta situação o sistema passou a agrupar automaticamente todas as ocorrências para efetuar a busca. 4.0.12.15
24 Melhoria no gerenciamento de Grupos de Blocos exibindo um resumo do uso e facilitando a exclusão no Painel de Controle. 4.1
25 Melhorias em várias telas no esquema preto alto contraste. 4.0.8
26 Melhorias na acessibilidade com novas teclas de atalho e tela descritiva disponível por meio de ícone na barra superior. 4.1
27 Na árvore de processo agora também é exibido o texto da especificação associado com os processos relacionados. 4.0.6
28 Na lista de blocos foram adicionados ícones ao lado das unidades de disponibilização para indicar quais já devolveram e quais estão aguardando devolução. 4.0.2
29 No cadastro de documento agora é possível informar um valor monetário (configurável no tipo do documento) e na pesquisa foi adicionado um novo filtro correspondente. 4.1
30 Nova funcionalidade para cadastro de avisos no Controle de Processos e no Painel de Controle. 4.1
31 Nova tela para Consulta Processual externa. 4.1
32 Novas telas alternativas para configuração dos sistemas SEI/SIP (menu Infra/Configuração do Sistema) com descrição dos valores possíveis para os parâmetros. 4.1
33 O botão para inclusão de nova tabela no editor passou a criar a tabela centralizada e com bordas finas. 4.0.11
34 Painel de Controle exibe mais informações com leiaute em cartões e ícone para acesso rápido na barra superior. 4.1
35 Passou a exibir na pesquisa os documentos que tenham sido publicados, mesmo que estejam em processos restritos aos quais o usuário não têm acesso. Antes não mostrava, causando inconsistência entre o número de registros informado e os realmente exibidos. Não há prejuízo, já que todas as informações exibidas são públicas. 4.0.8
36 Possibilidade de sinalizar processos como prioritários (ex.: Idoso, PcD, ...). 4.1
37 Reabertura Programada de processos. 4.1

Dúvidas sobre Acesso

Caso tenha problemas no acesso à nova versão do SEI ou de outros tipos, favor proceder de uma das formas a seguir, respectivamente:

  1. Consultar o Portal SEI, na área de Dúvidas Frequentes > Acesso ao Sistema
  2. Abrir chamado na Central de Serviços da UFSCar, na categoria SEI, detalhando o problema e incluindo printscreen das telas.