A Secretaria Geral de Informática (SIn), a Coordenadoria de Sistemas de Informação (CoSI) e o Departamento de Processos Digitais e Governança de TIC (DePDG-TIC) informam que:
- A partir de 05 de janeiro de 2026, será desativada a integração automática de usuários do SAGUI com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Essa integração realizava parte das atualizações de usuários de forma automática no SEI;
- Com essa alteração, a atualização de membros das unidades credenciadas no SEI-UFSCar passará a ser realizada exclusivamente por meio da inclusão do documento “SEI: Atualização de Membros da Unidade (SAMU)” no processo de credenciamento da própria unidade, conforme orientações descritas no artigo Como Fazer a SAMU;
- Essa mudança tem como objetivo simplificar, padronizar e dar mais controle às unidades, e ocorre pelos seguintes motivos:
- O modelo atual combina dois fluxos distintos de atualização de usuários: um automático, que contempla apenas parte das categorias (principalmente servidores e colaboradores vinculados a uma única unidade), e outro manual, via SAMU, necessário para diversas outras situações, como servidores ou colaboradores em segunda unidade, docentes colaboradores de PPG, secretariados de apoio, funcionários terceirizados, entre outros;
- Esse modelo híbrido tem gerado dúvidas frequentes nas unidades, atrasos no acesso ao SEI e retrabalho administrativo, especialmente quando usuários que deveriam ser atualizados automaticamente não são, exigindo intervenções emergenciais.
- Ao adotar temporariamente um fluxo único e manual, as unidades passam a ter clareza total sobre quem deve ser cadastrado, maior controle sobre suas equipes e previsibilidade no atendimento, eliminando ambiguidades entre atualização automática e manual;
- O DePDG-TIC realiza o cadastro ou atualização dos usuários solicitados por SAMU no mesmo dia ou, no máximo, até o próximo dia útil, garantindo agilidade e continuidade das atividades das unidades;
- Paralelamente, a SIn já está planejando o desenvolvimento de uma nova funcionalidade no SAGUI que permitirá às chefias atualizar diretamente os cadastros de usuários de suas unidades, com sincronização automática e confiável com o SEI, eliminando a necessidade de envio de SAMU no futuro;
- Até a disponibilização dessa nova ferramenta, o envio do documento “SEI: Atualização de Membros da Unidade (SAMU)” ao DePDG-TIC será o procedimento único e oficial para atualização de usuários no SEI-UFSCar;
- Salientamos que, a partir de 05 de janeiro de 2026, o Ofício-Circular 15 (SEI nº 0848405) deve ser desconsiderado;
- Solicitamos que este Ofício-Circular seja divulgado a todos os membros da sua unidade, para conhecimento e corretas providências no cadastro de usuários;
- Em caso de dúvidas, favor abrir chamado na Central de Serviços na categoria SEI > Cadastro e Atualização de Usuários.
São Carlos, 12 de dezembro de 2025.