TIC: Compras: Mapa de Gerenciamento de Riscos

Este artigo mostra instruções e exemplos de preenchimento do formulário "TIC: Compras: Mapa de Gerenciamento de Riscos", que faz parte do fluxo do processo "TIC: Compras: Serviços ou Fornecimento de Materiais", de acordo com o modelo apresentado pela SISP no site do Governo Digital, denominado "Templates e Listas de Verificação".

Introdução

O gerenciamento de riscos permite ações contínuas de planejamento, organização e controle dos recursos relacionados aos riscos que possam comprometer o sucesso da contratação, da execução do objeto e da gestão contratual.

O Mapa de Gerenciamento de Riscos deve conter a identificação e a análise dos principais riscos, consistindo na compreensão da natureza e determinação do nível de risco, que corresponde à combinação do impacto e de suas probabilidades que possam comprometer a efetividade da contratação, bem como o alcance dos resultados pretendidos com a solução de TIC.

Para cada risco identificado, define-se: a probabilidade de ocorrência dos eventos, os possíveis danos e impacto caso o risco ocorra, possíveis ações preventivas e de contingência (respostas aos riscos), a identificação de responsáveis pelas ações, bem como o registro e o acompanhamento das ações de tratamento dos riscos.

Os riscos identificados no projeto devem ser registrados, avaliados e tratados:

  1. Durante a fase de planejamento, a equipe de Planejamento da Contratação deve proceder às ações de gerenciamento de riscos e produzir o Mapa de Gerenciamento de Riscos;
  2. Durante a fase de Seleção do Fornecedor, o Integrante Administrativo com apoio dos Integrantes Técnico e Requisitante deve proceder às ações de gerenciamento dos riscos e atualizar o Mapa de Gerenciamento de Riscos;
  3. Durante a fase de Gestão do Contrato, a Equipe de Fiscalização do Contrato, sob coordenação do Gestor do Contrato, deverá proceder à atualização contínua do Mapa de Gerenciamento de Riscos, procedendo à reavaliação dos riscos identificados nas fases anteriores com a atualização de suas respectivas ações de tratamento, e à identificação, análise, avaliação e tratamento de novos riscos.

Como exemplo, parâmetros escalares podem ser utilizados para representar os níveis de probabilidade e impacto que, após a multiplicação, resultarão nos níveis de risco, que direcionarão as ações relacionadas aos riscos durante as fases de contratação (planejamento, seleção de fornecedor e gestão do contrato).

Classificação

Valor

Baixo

5

Médio

10

Alto

15

Tabela 1: Escala de classificação de probabilidade e impacto.

A tabela a seguir apresenta a Matriz Probabilidade x Impacto, instrumento de apoio para a definição dos critérios de classificação do nível de risco.

Exemplo de diretrizes de tratamento de riscos:

O produto da probabilidade pelo impacto de cada risco deve se enquadrar em uma região da matriz probabilidade x impacto. Caso o risco enquadre-se na região verde, seu nível de risco é entendido como baixo, logo admite-se a aceitação ou adoção das medidas preventivas. Se estiver na região amarela, entende-se como médio; e se estiver na região vermelha, entende-se como nível de risco alto. Nos casos de riscos classificados como médio e alto, deve-se adotar obrigatoriamente as medidas preventivas previstas.

O gerenciamento de riscos deve ser realizado em harmonia com a Política de Gestão de Riscos do órgão prevista na Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 1, de 10 de maio de 2016>.

Referência: Art. 38 IN SGD/ME nº 1, de 2019.

Identificação e Análise dos Principais Riscos

Exemplo de relação de riscos:

Risco 01

Risco:

Atraso ou suspensão no processo licitatório em face de impugnações.

Probabilidade: 

Alta

Impacto:

Médio

Dano 1:

Atraso na contratação e consequente indisponibilidade de sistemas por falta de manutenção em funcionalidades, acarretando a insatisfação e prejuízos aos usuários dos sistemas.

Tratamento:

Mitigar.

ID

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaboração do planejamento da contratação consultando soluções similares em outros órgãos.

Equipe de Planejamento da Contratação

2

Definição dos critérios de seleção de fornecedores com respaldo na jurisprudência dos órgãos de controle.

Equipe de

Planejamento da Contratação

3

Verificação do teor de impugnações e recursos em contrações similares.

Equipe de
Planejamento da Contratação

4

Estrita observância às recomendações da área jurídica do órgão/entidade.

Equipe de
Planejamento da Contratação

ID

Ação de Contingência

Responsável

1

Alocação integral da Equipe de Planejamento da Contratação na resposta e mitigação das causas que originaram a suspensão do processo licitatório.

2

Mitigação e eliminação das causas que obstruem o processo licitatório.

A seguir encontra-se um exemplo de relação de riscos, não exaustiva, de uma contratação de serviços de desenvolvimento e manutenção de software.

Id

Risco

Relacionado ao(à):

P

I

Nível de Risco

(P x I)

R01

Alteração do escopo dos serviços a serem contratados.

Planejamento da Contratação

5

10

50

R02

Não elaboração do Roteiro Próprio de Métricas de Software.

Planejamento da Contratação

10

10

100

R03

Falta de clareza pelo requisitante quanto às demandas a serem desenvolvidas e manutenidas.

Planejamento da Contratação

10

15

150

R04

Atraso no processo administrativo de contratação.

Planejamento da Contratação

10

10

100

R05

Ausência do Processo de Desenvolvimento de Software.

Planejamento da Contratação

5

10

50

R06

Ausência dos templates dos documentos do Processo de Desenvolvimento de Software.

Planejamento da Contratação

10

5

50

R07

Prazo insuficiente para a adequada realização do planejamento da contratação

Planejamento da Contratação

10

15

150

R08

Atraso ou suspensão no processo licitatório em face de impugnações.

Seleção do Fornecedor

15

10

150

R09

Valores licitados superiores aos estimados para a contratação dos serviços.

Seleção do Fornecedor

5

15

75

R10

Contratação de fornecedor com baixa qualificação técnica.

Seleção do Fornecedor

5

15

75

R11

Falta de ferramenta própria para gestão de demandas de Fábrica de Software.

Gestão Contratual

15

15

225

R12

Falta de dotação orçamentária para execução do contrato.

Gestão Contratual

10

10

100

R13

Baixa qualificação técnica dos profissionais da empresa para execução do contrato.

Gestão Contratual e Solução Tecnológica

10

10

100

R14

Indisponibilidade de sistemas por erro no desenvolvimento ou falha na aplicação.

Gestão Contratual e Solução Tecnológica

10

15

150

R15

Vazamento de dados e informações pelos funcionários da contratada.

Gestão Contratual

10

15

150

R16

Ausência de ferramentas para controle do ciclo de desenvolvimento e manutenção de software (ferramenta de testes, repositório com versionamento, ferramenta de integração contínua, ferramenta de análise de qualidade de código).

Gestão Contratual

5

15

75

R17

Expedição de demandas (solicitações de execução do objeto) além da capacidade de controle e de fiscalização.

Gestão Contratual

15

15

225

R18

Qualificação técnica e operacional insuficiente dos Fiscais Técnicos do contrato.

Gestão Contratual

5

15

75

R19

Descumprimento dos níveis de serviço previstos no Planejamento da Contratação.

Gestão Contratual

5

15

75

Avaliação e Tratamento dos Riscos Identificados

A seguir são apresentados alguns riscos meramente exemplificativos. 

Risco 08

Risco:

Atraso ou suspensão no processo licitatório em face de impugnações.

Probabilidade:

Alta

Impacto:

Médio

Dano 1:

Atraso na contratação e consequente indisponibilidade de sistemas por falta de manutenção em funcionalidades, acarretando a insatisfação e prejuízos aos usuários dos sistemas.

Tratamento:

Mitigar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Elaboração do planejamento da contratação consultando soluções similares em outros órgãos.

Equipe de

Planejamento da Contratação

2

Definição dos critérios de seleção de fornecedores com respaldo na jurisprudência dos órgãos de controle.

Equipe de

Planejamento da Contratação

3

Verificação do teor de impugnações e recursos em contrações similares.

Equipe de

Planejamento da Contratação

4

Estrita observância às recomendações da área jurídica do órgão/entidade.

Equipe de

Planejamento da Contratação

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Alocação integral da Equipe de Planejamento da Contratação na resposta e mitigação das causas que originaram a suspensão do processo licitatório.

XXXXX

2

Mitigação e eliminação das causas que obstruem o processo licitatório.

XXXXX




Risco 17

Risco:

Expedição de demandas (solicitações de execução do objeto) além da capacidade de controle e de fiscalização.

Probabilidade:

Alta

Impacto:

Alto

Dano 1:

Sobrecarga de trabalho para os fiscais do contrato.

Dano 2:

Fragilidades na gestão e fiscalização contratual, que geraram atestes errados dos resultados entregues e risco de pagamentos indevidos à empresa.

Dano 3:

Falta de atendimento ou atraso no atendimento das demandas de desenvolvimento e manutenção de sistemas e portais.

Dano 4:

Execução de projetos de sistemas e portais (novos e manutenção) sem acompanhamento da área de TIC ou com acompanhamento por pessoal sem a qualificação adequada, acarretando má qualidade nos produtos entregues.

Dano 5:

Fragilidade do processo de gestão de requisitos.

Tratamento:

Mitigar.

Id

Ação Preventiva

Responsável

1

Providenciar capacitação em métricas de software para servidores do órgão/entidade que atuam como fiscais de contrato.

Chefia da CGTI

2

Priorizar as demandas de software a serem desenvolvidas.

(Referência: Portaria STI/MP nº 20/2016, item 19.1 – O Comitê de Governança Digital é responsável pela validação e priorização de cada software a ser desenvolvido e deve deliberar e decidir sobre sua viabilidade e desenvolvimento antes de sua contratação ou antes que a demanda seja enviada à empresa contratada por meio de OS).

Comitê de Governança Digital (CGD)

Id

Ação de Contingência

Responsável

1

Redução da emissão de Ordens de Serviço.

Comitê de Governança Digital e CGTI

2

Implantação de controles internos, como a realização de estudo da capacidade de execução de demandas de fábrica de software pela área de TI, a fim de compatibilizar as demandas de serviços à fábrica de software com a força de trabalho disponível para gerenciar e validar adequadamente os serviços entregues.

Comitê de Governança Digital e Chefia da

CGTI