Histórico sobre o SEI na UFSCar

O SEI teve o início de sua implantação na UFSCar por meio da Portaria GR nº 481, de 20/nov/2017, que implanta o processo administrativo e institui o uso do SEI na UFSCar como sistema padrão para processos eletrônicos. Nessa portaria, a Pró-Reitoria de Administração (ProAd) foi designada como unidade coordenadora da implantação e regulamentação do SEI na UFSCar.

A  implantação se iniciou em janeiro de 2018 na ProAd, SIn, Reitoria por meio de aprendizado prático e inúmeros testes até janeiro de 2019, quando consolidou-se uma equipe de trabalho na ProAd para replicar os conhecimentos obtidos sobre o SEI a todas as unidades e servidores da universidade.

O ano de 2019 foi o marco para a implantação efetiva e o treinamento em larga escala da maior parte dos servidores, terceirizados e estagiários que passariam a utilizar o SEI neste mesmo ano.

Em janeiro de 2019 iniciaram-se os treinamentos presencias sobre o SEI para todos os campi, resultado até o final do ano em mais de 70 treinamentos presenciais, com mais de 1.200 servidores participantes, além de alguns treinamentos on-line.

Em abril de 2019, foram instituídas as primeiras regulamentações para uso do SEI na UFSCar, por meio das portarias:

  • Portaria GR Nº 3677/2019, que regulamenta o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFSCar para a criação e tramitação de processos administrativos.

  • Portaria GR nº 3676/2019, que instituiu o Boletim de Serviço Eletrônico como veículo oficial de publicação na UFSCar (SEI 0011696). 

Em maio de 2019, foram instituídos o credenciamento das unidades SEI na UFSCar, por meio da Portaria GR Nº 3703/2019, assim como o cronograma de implantação e a obrigatoriedade do uso do SEI na UFSCar a partir de 01/10/2019, por meio da Portaria GR nº 3713/2019 (SEI 0013189).

Em junho de 2019, iniciou-se o credenciamento das unidades organizacionais no SEI, assim como dos usuários vinculados a estas, tendo sido credenciadas aproximadamente 300 unidades até final de setembro.

Em outubro de 2019, a institucionalização do SEI consolidou-se, passando a ser o SEI a única forma de tramitação de processos.

Ainda em 2019, os processos administrativos e acadêmicos passaram a ser modelados no SEI pelas unidades UFSCar em conjunto com a Unidade Gestora do SEI (UG-SEI), com seus fluxos descritivos, fluxogramas e modelos de documentos bem definidos para facilitar a execução das atividades nos processos SEI, levando a maior eficiência, rapidez e eficácia no cumprimento da missão da Universidade.